>

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

33,43% da população de Tejuçuoca vive abaixo da linha da probreza




Um estudo do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (IPECE), apontou que cerca de 1,5 milhão de cearenses vivem com menos de R$ 2,03 por/dia. Ainda segundo o IPECE, Tejuçuoca está entre os 50 piores municípios entre as pessoas extremamente pobres e o percentual em relação a sua população.

Esse estudo faz uma investigação da distribuição da extrema pobreza pelos municípios de Estado do Ceará. O documento é baseado em informações extraídas do Censo 2010, ou seja, vivendo com menos de R$ 70,00, valor este considerado pela Presidente Dilma como a linha da extrema pobreza no país. Entre todos os municípios
do Estado, o município de Granja é o que apresenta maior percentual de pessoas extremamente pobres (47,49%). Fortaleza é o que apresenta o maior contingente, 8,9% do total de extremamente pobres no Ceará, num montante de 1,5 milhão
de pessoas no Estado, o que é natural dado o tamanho de sua população. Por outro lado, em termos proporcionais, tem-se o menor valor, correspondendo a 5,5% de sua população.

Tejuçuoca está na 50a Posição do Ranking dos Municípios entre as pessoas extremamente pobres e o percentual em relação a sua população. Tejuçuoca tem cerca de 5.625 pessoas vivendo em condições extremamente pobres, isso corresponde a 33,43% da população.

Ainda de acordo com o IPECE, quanto mais próximo do topo do ranking maior é o número de pessoas vivendo em condições miseráveis de um município, Tejuçuoca está perdendo para os municípios vizinhos:

General Sampaio (103a posição - 25,97% da população vivendo em extrema pobreza);
Itapajé (107a posição com 25,63% da população vivendo em extrema pobreza);
Pentecoste (99a posição - 26,41% da população vivendo em extrema pobreza);
Apuiarés (62a posição com 32,12% da população vivendo em extrema pobreza);
Tejuçuoca (50a posição com 33,43% da população vivendo em extrema pobreza); 

Obs: Quanto mais próximo do topo do ranking maior é o número de pessoas vivendo em condições miseráveis de um município.

Fonte: IPECE

0 comentários:

Postar um comentário