>

sábado, 3 de março de 2012

A TEJUÇUOCA É DESTAQUE NA TV SÉCULO 21

Quando um trabalho é reconhecido é por que esta sendo bem feito. A administração é trabalhando que crescemos do prefeito Edilardo Eufrásio da Cruz a cada dia faz historia. No ultimo domingo (26/02/2012) O projeto BOLSA BODE foi destaque na rede Record de televisão, deixando cada um dos habitantes desse município orgulhosos.  A TV Século 21 também fez reportagem sobre o desenvolvimento do município de Tejuçuoca e de seu principal ponto turístico o “PARQUE ECOLÓGICO FURNAS DOS OSSOS”, com essa divulgação podemos ter certeza que Tejuçuoca esta no caminho certo e que esse modelo adotado para administrar um município pequeno do sertão nordestino é o melhor.
Veja a reportagem da TV SÉCULO 21.


Você já esteve no Sertão Nordestino? Já viu exemplos da Caatinga Brasileira? Pois, hoje, você vai conhecer um pouquinho dessa realidade encontrada no Estado do Ceará.

É neste Estado que fica a cidade de Tejuçuoca, distante da capital, Fortaleza, 144 quilômetros. Tejuçuoca significa na língua indígena: Casa do Lagarto Grande.

O Ceará é conhecido como Terra da Luz por dois motivos: Primeiro, por ter abolido a escravidão antes, mesmo, da Lei Áurea. E, também, em função dos muitos dias ensolarados. Em Tejuçuoca chove pouco, por isso podemos ver que a vegetação é, um tanto, esbranquiçada. Essas terras eram habitadas por índios. Foi no final do Século XVII, que chegaram os primeiros colonizadores.

O município conta, hoje, com uma população estimada em 17 mil habitantes. "Tejuçuoca é um município novo; nós temos, apenas, 24 anos de existência. Mas, é um povo que gosta de vencer. Tejuçuoca começou pequenininha, com 5 mil habitantes. Hoje, nós temos 17 mil habitantes. Por conta de quê? Por conta de seus filhos mesmos, de gostar de trabalhar. Já foram feitos vários trabalhos aqui em Tejuçuoca, as pessoas passaram a ter uma oportunidade maior no estudo, criamos vários Programas, como, o Agente Educar, onde as pessoas têm a oportunidade de fazer uma faculdade, melhoramos bastante a questão de infraestrutura", afirma o Prefeito Edilardo.

Edilardo falou, também, da economia que sustenta o município. "Nós estamos, hoje, também, na criação de caprinos e ovinos. A produção tem feito muito por Tejuçuoca (caprinos e ovinos); nós, ainda, temos a economia de subsistência. Mas, também, atraímos muito investimentos pra Tejuçuoca, nós temos facções em Tejuçuoca. Nós temos, hoje, quatro facções: uma com 200 pessoas, outra com 100, outra com 70 e outra com 30 pessoas... Então, isso permitiu a economia melhorar em Tejuçuoca. Circular dinheiro no município de Tejuçuoca", relata o Administrador.

O Prefeito comentou sobre vários programas sociais que beneficiam a população. E, citou a Tejubode - Festa que traz para a cidade muitos turistas e que faz movimentar e economia local. "É uma festa que tem desenvolvido muito a questão da gastronomia, com a carne do bode, tem desenvolvido a produção de carne mais selecionada... Então, isso tem sido muito importante porque tem trazido o turismo pro nosso município. No Evento Tejubode, nos três dias, circulam mais de 100 mil pessoas", afirma o Prefeito Edilardo.
"Temos, também, a questão da Furna dos Ossos, onde é um lugar maravilhoso, fantástico. Então, só indo lá pra conhecer! E, isso tem atraído pessoas a nos visitar", relata o Gestor.
Tejuçuoca tem, mesmo, potencial para o turismo. O Parque Ecológico Furna dos Ossos, localizado a 10Km da Sede do município, é o principal ponto de visitação do turismo ecológico. O Parque vem sendo explorado por pesquisadores e estudiosos de teodo o mundo. Antes de subir a Serra da Catarina (mais conhecida como, Serra da Catirina) o turista tem acesso a um pequeno museu que retrata parte da história destas terras.

O Parque Ecológico existe a 13 anos. E, a finalidade principal é preservar as pedras no local sem que sejam extraídas. O caminho é longo até a primeira gruta, o passeio dura cerca de 2 horas. No caminho, você se depara com exemplos da flora e da fauna local.

Nascido e criado nesta região, João de Deus (conhecido, como Deuszinho) sempre ouviu histórias deste lugar. Desde que o Parque abriu as portas para o turista, Deuszinho fez curso para se aperfeiçoar e se tornou Guia Turístico.

A vegetação seca deixa o cenário 'acinzentado'. O verde pouco encontrado, nesta época do ano, causa até um contraste na natureza, esse é um exemplo típico da Caatinga Nordestina. No caminho é possível avistar belas esculturas formadas a milhares de anos. Essas formações rochas ganham forma com a ação da chuva e do vento.

Perto das grutas, o clima é bem fresco e por isso a vegetação ganha mais vida e o verde reaparece. São diversas grutas, cada qual com uma história diferente, uma descoberta. Dentro das grutas, centenárias formações decorrentes do gotejamento d'água que escorre das fendas das paredes de calcário. Elas são chamadas de estalactites (crescem para baixo) e estalagmites (originam-se dos pingos das estalactites e crescem de baixo para cima) que, depois de muitos anos, elas se encontram.

Algumas lendas justificam o nome do Parque: Furna dos Ossos. Em função desses crenças muitas promessas são feitas nessa gruta. Outras histórias de Tejuçuoca são contadas através do Museu de Arte e Ofício Casa da Cultura. O Museu tem por finalidade, resgatar e preservar a história e a cultura da cidade.

0 comentários:

Postar um comentário